• .
  • .
  • .
  • .

Um dia de reflexão para todos

dia-da-consciencia-negra_1

Em 20 de novembro (neste domingo), o País celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão.

Se você sabe dessa data, celebrada com feriado em muitos lugares, mas de fato não conhece muito sobre o assunto, basta “dar um Google” que vão aparecer inúmeros resultados. Eu fiz aqui no meu computador e o site de busca me sugere 1.920.000 possibilidades para pesquisar.

Tem matéria de jornal, blog, arquivo, vídeo, livro, páginas oficiais do governo… e tem o site da Fundação Cultural Palmares. Eu naveguei nesse endereço por alguns minutos e gostei. Talvez essa seja uma boa dica para você que se interessa pelo tema, mas também está indeciso na hora de escolher aonde ir entre as 1.920.000 de possibilidades.

A fundação afirma que tem como missão a promoção e preservação da cultura negra e afro-brasileira. São quase 30 anos atuando em parceria com a sociedade e o movimento negro em defesa dos quilombolas, das religiões de matriz africana e das ações que ajudam a reduzir e eliminar as desigualdades históricas e as discriminações raciais, étnicas e religiosas.

Eu curti. Lá tem link para fanpage no Facebook e também para a página da fundação no You Tube. O destaque vai para o vídeo a seguir, de apenas 30 segundos. Aperta o play AQUI!

 Por Rodrigo Rezende