• .
  • .
  • .
  • .

A importância das cores na comunicação visual!

Toda comunicação visual transmite sensações. Para aumentar as chances de sucesso, nós precisamos saber que tipo de sensações queremos produzir com o material. É aí que entramos, também, com a teoria das cores.

Sabemos que a cor é assimilada pelo ser humano por meio da visão. Entre os nossos sentidos, a visão é a que passa a informação mais rápido para o cérebro. É importante saber que, ao escolhermos uma cor para trabalhar, estamos lidando com um elemento que estimula o nosso cérebro, que é um processador de informações. Por isso, a escolha da cor é muito importante, pois esse estímulo visual causado pode ser tanto positivo quanto negativo. Cuidado!

Dicas:

Se eu pudesse dar uma dica para você escolher a sua cor, diria para não arriscar muito e buscar referências. Outra coisa, é sempre bom usar poucas cores, com paletas parecidas que combinam e conversam entre si e sempre que possível respeitar os significados de cada uma, sim, isso mesmo, cada cor tem um significado. Seguem abaixo os significados de algumas cores e o impacto psicológico que elas podem causar.

61e880491d683eb02973bd011d8a87c9

Um exemplo que deixa claro a importância do uso das cores vem do McDonald’s. Quase tudo lá dentro possui cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, isso é tudo proposital, pois se trata de uma rede de fast-food, onde o intuito é vender e fazer o cliente comer e logo sair. Você não consegue ficar muito mais que 30 minutos dentro de um ambiente assim, somos obrigados a ficar olhando para essa cores que nos causam calor, ansiedade, angústia, até você não aguentar mais e ir embora.

Se você já sabe que tipo de sensação quer transmitir, mas ainda tem dúvidas em relação ao tom da cor ou qual paleta usar, não se preocupe, pois existem vários sites e blogs que combinam cores para manter uma simetria e aparência visual bonita. Podemos usar esses sites como referência e inspiração. Veja uma referência legal para atingir essa combinação desejada: AQUI

Essas são apenas algumas dicas que pensei que podem auxiliar você a identificar a paleta de cores ideal para a sua comunicação. Fique atento às dicas, pense sempre na sensação que deseja transmitir, escolha as cores usando as referências e sucesso nas criações! Ah, se precisar de ajuda, fale com a gente!

Por: Raphael Richard